Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/ecol/public_html/index.php on line 45
Blog da Ecol: 4 tipos de iluminação para usar no seu lar | Ecol Quero-Quero - (51) 3715-6262
(0) Orçamento

Notice: Undefined index: itens in /home/ecol/public_html/index_normal_inc.php on line 13

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/ecol/public_html/index_normal_inc.php on line 13
finalizar orçamento
4 tipos de iluminação para usar no seu lar
18/07/2016
‹ VOLTAR COMPARTILHAR

Nessa semana, em especial, vamos explicar para você um pouco mais sobre os diferentes tipos de iluminação e como eles  podem fazer total diferença no seu lar.

Iluminação geral
Define o espaço e torna-o visualmente confortável. Quando direcionada ilumina melhor os planos de trabalho (mesas, bancadas e balcões), tornando o uso da luz mais eficiente e econômico.

Iluminação indireta
A utilização de colunas, abajures ou arandelas proporciona conforto visual na medida em que clareia paredes e teto, numa combinação perfeita das peças com o ambiente. Hoje, existem lâmpadas de cores e estilos variados e, com certeza, alguma delas vai se encaixar na  sua decoração.

 

Iluminação de destaque
Leva luz extra focalizada para objetos ou superfícies selecionados como quadros e estantes . Vale muito a pena apostar nesse tipo de iluminação quando a ideia é destacar aquele item especial na decoração do seu ambiente.

 

Iluminação de tarefas
Como o próprio nome diz, é usada em áreas onde se realiza algum tipo de trabalho (ler, escrever, cozinhar, lavar, jogar, etc). Mas a colocação da luminária requer alguns cuidados para que não produza sombras e nem atrapalhe a atividade. Para ler e escrever, por exemplo, utiliza-se, em geral, luz bem difusa e abundante, vinda por cima dos ombros ou pela lateral.

                                             

Na hora de iluminar é preciso pensar muito no que se quer de cada ambiente e levar em conta a temperatura da luz. Em geral, a luz fria é indicada para áreas de serviço e a luz quente para realizar tarefas mais amenas como leitura, repouso ou relaxamento.

Quando identificados os tipos de iluminação, o próximo passo é pensar nas atividades de cada cômodo. Na sala de estar, por exemplo, o ideal é ter uma luz principal feita por lustre, plafon ou pendente, harmonizando com a luz indireta vinda de abajures e colunas. O jogo de luz e sombra amplia o espaço e forma cenas distintas no mesmo ambiente. As sancas com luzes dicróicas em sua face inferior realizam o efeito wallwashing, oferencendo a possibilidade de dar contorno ao ambiente com muita classe.

Agora que você já entende bastante de iluminação é só por a mão na massa e fazer as mudanças necessárias para que o seu lar fique cada vez mais perfeito, belo e funcional. Aconchego, espaço e até melhoras no humor e na produtividade dos moradores, podem ser otimizados através de uma iluminação correta para cada ambiente e quando falamos de mudanças no seu lar, você já sabe, a Ecol tem o que você precisa.

 

 

 

 

 

 

 

Topo